[dropcap]T[/dropcap]alvez você não tenha um portfólio on-line. Talvez você tenha, mas está bastante desatualizado. Ou talvez você até tenha um portfólio atualizado, mas ele está meio “bagunçado” e “pega mal” mandar do jeito que está.
Um belo dia você está navegando pela internet e, de repente, dá de frente com uma ótima oportunidade de trabalho que encaixa perfeitamente com o seu perfil.
Você vê que possui o conhecimento solicitado, a experiência necessária e a proposta corresponde às suas expectativas de ganhos.
Mas para concorrer à vaga é necessário enviar um portfólio on-line para avaliação. E agora?
Sim, meu caro, você pode estar perdendo muitas oportunidades de trabalho por conta da falta de um portfólio on-line ou por ele deixar muito a desejar em matéria de organização, identidade visual e interatividade.
Ou, pior ainda, você pode estar confundindo currículo com portfólio on-line.
Você sabe a diferença entre eles?
O currículo é um documento com seus dados pessoais, dados de formação e dados profissionais. Seu estilo é formal.
Não há nem como colocar nele imagens, vídeos…até porque o currículo geralmente é impresso pelo contratante para leitura e análise.
Já o portfólio, por sua vez, funciona como uma “loja” do seu trabalho, onde você pode colocar na vitrine os melhores trabalhos elaborados individualmente ou em equipe.
Então, se você está em busca de freelas ou emprego, o Profissão Freelancer vai dar ajudar você com quatro dicas importantes para deixar seu portfólio bem feito.
São dicas simples e claras para que os produtos da sua “loja” façam sucesso. Confira!
Quatro dicas para você montar um excelente portfólio on-line
1. Seja organizado
Hum, se você não for organizado, trate de mudar.
Quem quer um profissional desorganizado em sua empresa? Ninguém em sã consciência, claro, então, organize-se.
[pullquote-left]Mostre toda sua organização na maneira de apresentar o próprio portfólio. [/pullquote-left]
A melhor forma para apresentar seus trabalhos é colocá-los por categorias (institucional, varejo…) ou por clientes.
De preferência, coloque só os seus melhores trabalhos.
Nada de transformar o portfólio on-line em um catálogo infinito de trabalhos sem grandes impactos.
2. Escreva bem
Se você é do tipo que escreve cachorro com x, peça ajuda para alguém que saiba escrever de forma correta.
[pullquote-left]Erro de português é um tiro no pé ou um delete no seu e-mail, para ser mais exato. [/pullquote-left]
Sabemos que as imagens falam muito, mas é necessário que você escreva sobre cada um dos seus produtos, colocando seus objetivos, contexto, estratégias e processo criativo, ainda que de forma breve.
É sempre bom a pessoa que irá ver seu portfólio sentir o clima na hora da criação e saber o porquê de você ter optado por algum símbolo ou texto específico.
Lembre-se de colocar os nomes e as funções dos profissionais que trabalharam naquele produto.
3. Crie uma identidade visual
Nada mais elegante, bonito e “vendável” do que um portfólio on-line com uma identidade visual.
Ainda que você não seja um designer, capriche no visual. Para começar, é preciso que você tenha imagens com boa resolução.
Nem pense em usar aquelas imagens mal cortadas, esticadas, apáticas.
[pullquote-left]É importante também ser ético. Caso use imagem de alguém, coloque o crédito SEMPRE.[/pullquote-left]
Fique atento porque se você não sabe o básico para trabalhar cores, marca e estilos é melhor procurar um design para formatar o layout.
Caso você queira arriscar sozinho, visite sites onde há vários portfólios publicados para você ter uma noção de como são apresentados (veja lista de sites mais abaixo).
4. Use a interatividade
Pronto. Tudo lindo, tudo pronto, os melhores trabalhos publicados, um texto de primeira e imagens com boa definição. E não é que você pode melhorar ainda mais seu portfólio 🙂
Aproveite para gerar uma interação com quem analisa seu portfólio.
[pullquote-left]Há uma série de recursos que podem ser usados para gerar interatividade com quem está vendo seu portfólio.[/pullquote-left]
São vídeos, links para os trabalhos, links para galeria de fotos e textos, aplicativos, apresentação de campanhas em vídeos do Youtube, entre outros.
A lista de recursos é enorme. Basta saber usar e mostrar sua criatividade para se vender enquanto profissional.
Endereço próprio
Por último, uma dica extra, se você tiver recursos para investir em um domínio personalizado, pode comprar um endereço próprio com seu nome e sobrenome, contratar um serviço de hospedagem com o WordPress e configurar um template de portfólio.
Aqui você encontra alguns bons temas grátis
Caso não queira gastar, existem alguns serviços gratuitos de publicação de portfólio que você poderá usar.
Sites grátis para cadastrar portfólio
Carbonmade
A sua interface é simples e fácil de ser utilizada. Adapta-se a qualquer tipo de conteúdo. Você pode fazer um upgrade na conta e ter direito a 50 projetos, 500 imagens e 10 vídeos por US$ 12 por mês.
Behance
Além de ser um sistema de hospedagem de conteúdo, funciona como uma rede para profissionais de áreas como design gráfico, design de produto e publicidade, com vagas publicadas por recrutadores de todo o mundo. O serviço é gratuito. Quem desejar ter acesso a ferramentas completas precisa desembolsar mensalmente US$ 11 na assinatura.
Designrelated
Parecido com o Behance, nele você encontra profissionais e pode mostrar seu trabalho. O serviço é gratuito, mas para manter a qualidade de conteúdo na rede o seu pedido de entrada na comunidade será avaliado. O site é indicado para profissionais experientes, com um trabalho mais sólido.
DeviantArt
O foco do DeviantArt é a arte, embora permita a inclusão de conteúdos diversos. Nele, você irá encontrar artistas de todos os cantos do planeta, que mostram suas ilustrações, pinturas digitalizadas e histórias em quadrinhos. O site funciona, ainda, como uma rede de compartilhamento de arquivos.
Flickr
É o mais conhecido coletivo de imagens do mundo. Como o layout da rede é padronizado, você não precisa se preocupar com nada além da publicação de fotografias. Ideal para quem não tem intimidade com layout, identidade visual, montagem de páginas…
500px
Assim como o Flickr, o 500px está na lista de sites preferidos dos fotógrafos. A vantagem dele é que você pode mostrar suas fotos e vendê-las pelo próprio site.
Agora que você já sabe as dicas para fazer um excelente portfólio on-line, chegou a hora de caprichar no seu material, enviá-lo e aguardar por bons resultados. Boa sorte!
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